sábado, 26 de junho de 2010

Governador Binho Marques conhece terminal de serviços ao cidadão


Agência de Notícias
Escrito por Edmilson Ferreira

Totem de multicanais oferece serviços do Governo Único e da Diretoria OCA, onde usuário obtém informações e acesso a documentos


Totem fornece serviços inerentes à Diretoria da OCA e de e-governo, como emissão de certidão negativa de débito fazendário e contracheque (Foto: Gleilson Mirnada/Secom)

Governador também conheceu instalações do Escritório de Gestão de Projetos da SGA

O governador Binho Marques conheceu nesta quinta-feira, 24, a primeira das cinquenta unidades do totem do Governo Único que em breve começam a ser instalados em órgãos públicos e locais de grande concentração de pessoas, como o Terminal Urbano de Rio Branco. Conectado ao programa Floresta Digital, o totem fornece serviços inerentes à Diretoria Organização de Centrais de Atendimento (OCA) e de e-governo, como emissão de certidão negativa de débito fazendário e contracheque do servidor público do Estado. "Será um grande suporte para a OCA", disse o secretário de Gestão Administrativa, Mâncio Cordeiro.

O totem possui telefone pelo qual o usuário poderá tirar dúvidas sobre o terminal e suas funções. Conta ainda com scanner, sistemas de leitura de cartão magnético e impressora. A oferta de serviços vai aumentando à medida em que a tecnologia vai sendo absorvida pelo cidadão. Existe a possibilidade de o Acre abrigar a experiência-piloto do Registro Único de Identidade Civil (RIC) - projeto do Governo Federal que reduzirá a necessidade de o cidadão portar vários documentos. Trata-se de um cartão magnético que conterá em um microchip informações como o RG, CPF, carteira de habilitação e título de eleitor além da foto 3X4, a assinatura e as digitais da pessoa.

A OCA é um organismo que unifica serviços públicos em um só lugar em parceria com os Correios, Instituto de Identificação da Secretaria de Segurança Pública, Banco Popular, Tribunal Regional Eleitoral, Tribunal de Justiça e prefeituras. Com as unidades da OCA (já existem duas, sendo uma em Rio Branco e outra em Xapuri) a população não vai mais enfrentar várias filas para solicitar diferentes tipos de serviço. Em um único atendimento, o cidadão poderá solicitar documentos como carteira de identidade, carteira de trabalho, CPF, certidões de nascimento, casamento ou óbito, além de serviços prestados por instituições dos governos federal, estadual e municipal.

O governador também conheceu as instalações do Escritório de Gestão de Projetos da SGA, que faz âncora do Governo Único e seus programas, como o Floresta Digital e o Comunidade Digital. O escritório está localizado na Avenida Nações Unidas, no bairro do Bosque, em Rio Branco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário