quinta-feira, 17 de março de 2011

Programa Olhar Brasil beneficia alunos jovens e adultos em Acrelândia

Marcelo Torres, assessoria Sesacre  

Mais nove municípios serão beneficiados ainda no primeiro semestre

Dificuldade para enxergar é dos grandes motivos para evasão escolar (Fotos: Assessoria Sesacre)

A Secretaria de Estado de Saúde, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação, realizou na manhã desta terça-feira, 15, em Acrelândia, a entrega de óculos para cerca de 30 pessoas por meio do Programa Olhar Brasil.

Os beneficiados foram os alunos do Movimento de Alfabetização de Jovens e Adultos (Mova), que adquiriram os óculos para dar continuidade aos estudos, passando a ler melhor e contribuindo também para sua qualidade de vida. Como explica o coordenador do Programa Social de Saúde na Escola, médico Rutênio Sá, “o objetivo é proporcionar o aprendizado e diminuir a evasão escolar, melhorando a qualidade do ensino e da vida dessas pessoas”.

Sá destaca ainda que o processo de adaptação com as novas lentes de grau é de 25 a 30 dias. "É preciso ter alguns cuidados na hora da higienização das lentes, para não causar manchas nem arranhões", orienta.

Desde o início do ano, já foram beneficiados com a entrega dos óculos aproximadamente 15 municípios. Os próximos a serem contemplados, ainda neste primeiro semestre, são Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima, Rodrigues Alves, Plácido de Castro, Capixaba, Porto Acre, Bujari, Brasileia e Epitaciolândia.

Oportunidade

Crizelda Ribeiro é dona de casa e comenta a satisfação de receber os óculos. “Agora posso aproveitar mais as aulas, posso ler a Bíblia e fazer o que mais gosto, que é costurar. Sem essa oportunidade, não conseguiria realizar uma consulta nem comprar os óculos com a renda que tenho.”

Já o aposentado Sebastião Azevedo afirma que ficou satisfeito com essa iniciativa do governo. “Sem o programa não conseguiria dar continuidade às aulas, pois ler era um problema, já que enxergava tudo embaçado. Agora posso concluir minha alfabetização”, destaca.

O Programa Olhar Brasil teve início em 2009, numa iniciativa dos ministérios da Saúde e da Educação, com o intuito de capacitar os professores para identificar alunos que possuam limitações na visão, garantindo o direito de ter acesso à educação e saúde, resultando no bem-estar do indivíduo e no fortalecimento da cidadania.   
Agência de Notícias do Acre

Nenhum comentário:

Postar um comentário