segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Programa Boa Noite Rio Branco com Tião Viana

“Minha prioridade será o combate ao narcotráfico que vem gerando a violência em nossa sociedade”, diz Tião Viana.

O candidato ao governo do Estado pela Frente Popular do Acre – FPA, Tião Viana foi entrevistado pelo jornalista Jorge Said, no Programa Boa Noite Rio Branco, exibido na TV Rio Branco. O primeiro tema abordado por Jorge Said foi a Saúde. De acordo com o candidato, é preciso adotar o respeito à vida humana, além da seriedade, ou seja, o humanismo entre os profissionais e a população. Mas antes foi preciso oferecer condições, como novas unidades hospitalares, como o hospital do Câncer, da criança, do Juruá, reforma da maternidade, as UPA´s, o serviço de atendimento móvel – SAMU, além da instalação de Unidades de Terapia Intensiva – UTI e centros cirúrgicos. Outro ponto relacionado à saúde segundo Tião Viana, é a expansão da saúde na família, onde profissionais chegam nos locais mais distantes para realizarem o trabalho de saúde pública.

“A fundação hospitalar é um grande centro de saúde de nosso estado, ali está em pleno desenvolvimento, pois a cada dia novos procedimentos médicos, antes não realizados no Acre podem agora ser realizados, atendendo um maior número de pacientes que antes precisavam viajar para realizarem seus tratamentos fora”, disse Tião Viana.

Para o candidato a valorização dos profissionais é essencial para a busca do bom atendimento na rede de saúde. Pois, com condições de trabalho o profissional irá se dedicar mais ao seu compromisso junto à população.

“É importante que o profissional esteja satisfeito com seu salário e com o ambiente de trabalho para poder desenvolver suas ações de forma competente e dignas. Jorge e Binho trabalharam para oferecer a esses servidores todas as condições necessárias para atuarem. Agora, com toda valorização conduzida pelos governos anteriores pretendemos humanizar toda essa família de profissionais que trabalham na saúde, buscando assim, a excelência no atendimento público”, destacou Tião Viana.

Tião Viana enfatizou que em seu governo o combate ao narcotráfico será uma prioridade. Por meio de parcerias, com instituições federais, estaduais e municipais, além de setores da segurança de outros países a guerra contra o trafico de drogas será rígida. De acordo com Tião, a droga é a protagonista de toda a violência gerada na sociedade, além de causar prejuízos significativos nas áreas de saúde e educação. Mas segundo o candidato para combater o mal das drogas, é preciso se preparar, então, é desta forma que seu governo pretende atuar, dando condições aos policias militares e civis para que atuem de modo eficaz nessa guerra.

“O primeiro passo será ouvir os setores da segurança, saber quais as necessidades, é assim, elevar o padrão de atuação das policias. No entanto, uma das soluções e metas será a continuação da qualificação dos profissionais, o bem estar, e a motivação desses homens e mulheres”, ressaltou Tião Viana.

Um dos pontos bastante comentado pelo candidato foi o setor da educação. Tião esclareceu que o Acre deu um grande passo na área de educação, saindo do último lugar entre os estados brasileiros, para ocupar as primeiras colocações no ranking do Ministério da Educação.

“Foi fundamental o papel desenvolvido pelos governadores Jorge Viana e Binho, este último um amante da educação. Reestruturar e construir escolas em todo o estado do Acre, desde as zonas urbanas, as rurais foi uma tarefa difícil, mas graça a intervenção de todos e o esforço, foi possível deixar de tirar notas vermelhas na educação. Mas isso, é vitoria dos professores também, pois a valorização por meio da qualificação, tornou nossos professores em profissionais ainda mais qualificados e preparados para atuarem dentro da sala de aula”, citou Viana.

O candidato destacou a importância das escolas técnicas, que contribuem para a melhoria da qualidade de ensino. Ao todo são oferecidas cerca de 5 mil vagas por ano.

“A educação passa por um processo de evolução, iniciando com a construção e recuperação de escolas, depois a qualificação dos profissionais com cursos, técnicos e superiores, em seguida, foi implantado as escolas técnicas, com isso buscamos oferecer mais educação e com ensino de qualidade”, frisou o candidato.

No setor de emprego, o candidato destacou a importância da implantação de Zonas Especiais de Exportação e áreas de livre comércio, segmentos que irão atrair grandes investidores ligados ao setor da industrialização.

“Antes não tínhamos estrada, reserva de energia e ninguém para comprar nossos produtos. Agora com a integração por meio da estrada do pacifico, aos países andinos, é a porta do oceano pacifico, além das BR 364 que liga o Acre de norte a Sul, podemos caminhar na instalação de grandes indústrias no Estado, isso, porque temos atualmente suporte para instalar industrias, alem de levar pelas estradas nossos produtos para exportação no mercado boliviano, peruano, chinês e sudoeste da Ásia. Com isso, muitos empregos serão gerados a toda nossa população, até janeiro de 2011, toda a estrutura como porto seco, para exportação de mercadorias, e setor industrial que será construído em uma área de 100 hectares entre a capital e o município de Senador Guiomard, já estará em funcionamento”, enfatizou Tião.
O Rio Branco

Nenhum comentário:

Postar um comentário