segunda-feira, 19 de julho de 2010

TIÃO VIANA ANUNCIA QUE PRODUÇÃO DO ACRE VAI PRIORIZAR TAMBÉM O PERU E A BOLIVIA

Industrializar e fortalecer a microeconomia



Candidato ao governo, Tião Viana anuncia prioridades para o Acre produzir até para o Peru e a Bolívia

Raimundo Cardoso é um técnico que há 30 anos ajuda o Incra e o governo acreano a implantarem e consolidar as dezenas de projetos de assentamento de trabalhadores rurais no Estado. E vem dele a lembrança da receita que o candidato a governador pela Frente Popular, o médico Tião Viana, pretende aplicar em seu meio rural: muito investimento em produção agropecuária para atender tanto seu mercado interno como para exportar ao mundo pela Rodovia Interoceânica, a ser inaugurada em dezembro pelo presidente Lula.

Ex-superintendente do Incra e candidato a deputado estadual pelo PT, Cardoso falava no Ramal 2 do Projeto de Assentamento Orion, em Epitaciolândia, para cerca de 100 pequenos agricultores que foram ali para ouvir Tião Viana dizer que o Acre terá nos próximos anos duas grandes prioridades para gerar mais renda e os empregos que irão ampliar a qualidade de vida de sua população.

A primeira prioridade será a industrialização de suas matérias-primas através da Zona de Processamento de Exportação (ZPE), já em implantação em Senador Guiomard, e a segunda é a emancipação da micro-economia que reúne os milhares de agricultores acreanos que produzirão frango, peixe, porco, carneiro e outros alimentos que interessam aos 33 milhões de consumidores peruanos e bolivianos, sem contar a produção de madeira certificada, castanha, borracha, sementes, cosméticos, essências, fitoterápicos e outros produtos da rica floresta acreana.

Tião Viana e Cardoso estavam ao lado do economista e engenheiro agrônomo Idésio Franke, do geógrafo Sibá Machado e do dentista André Maia, todos com forte identidade com o meio rural e florestal do Acre. Doutorando em desenvolvimento sustentável na Universidade de Brasília (UnB), Idésio é pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Sibá Machado foi secretário da Seater (antiga Emater-AC) e André Maia nasceu e foi criado no meio rural durante o trabalho de seu pai, o ex-deputado federal João Maia, que criou, pela Contag, os sindicatos de trabalhadores rurais que deram origem ao PT do Acre em 1980.


Gerador de produtos industriais

Candidatos a deputados federais, Idésio Franke (PT) e Sibá Machado (PT), além de André Maia (a estadual pelo PT), vão ajudar Tião Viana a tocar seu plano de transformar o Acre num estado gerador de produtos industriais de base agroflorestal a partir do próprio município de Acrelândia, que já produziu, na safra 2009-2010, 1 mil toneladas de café, 2 mil de banana cumprida, 4,4 mil de milho, 2 mil de arroz, 270 de feijão, 200 de macacheira, 1 mil de melancia e 45 toneladas de pimenta de cheiro, além de 36 toneladas de frango, 3,3 milhões de litros de leite e 110 mil cabeças de gado.

O deputado federal Fernando Melo (PT), candidato a reeleição, testemunhou aos agricultores do Orion a importância do mandato de senador de Tião Viana para iniciativas de produção em todos os municípios do estado e para a construção da infra-estrutura pelos governos Jorge Viana e Binho Marques que irão dar o suporte ao arranque industrial que o Acre deve dar a partir do próximo ano.

De Acrelândia, Tião Viana, Sibá, Idésio e André, junto com o candidato a reeleição a deputado estadual Ney Amorim (PT) se deslocaram para a Vila Campina, outra localidade que nasceu, como Acrelândia, de um projeto de assentamento do Incra. Ali, 200 moradores puderam ouvir Tião Viana falar das grandes conquistas econômicas e sociais do governo Lula e de sua candidata a presidente da República, Dilma Rousseff, em favor de todos os estados brasileiros, inclusive para o Acre, onde só o programa Bolsa Família transferiu R$ 40 milhões para 49 mil famílias pobres. Em Campinas, também estavam ao lado de Tião, os candidatos a deputado estadual Zenildo Vieira e Manoel Lima.

À noite, junto com os candidatos ao Senado Edvaldo Magalhães e Jorge Viana, e do deputado Thaumaturgo Lima, Tião foi falar mais de seu plano de governo para outras 150 pessoas que se encontravam presentes no lançamento da candidatura do jornalista Edvaldo Souza, do programa Gazeta Alerta, ocorrido no clube Rabo de Saia, no bairro João Eduardo, periferia de Rio Branco.
(Da Assessoria)
Página 20

Nenhum comentário:

Postar um comentário