segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Viaja Mais Jovem Internacional leva 300 alunos acreanos ao Peru

Escrito por Ernani Baracho  
 
Intercâmbio é uma iniciativa das secretarias de Educação e Turismo
 
Mais de 300 alunos de 18 escolas públicas do Estado participam do projeto Viaja Mais Jovem.Parte dos alunos embarcou neste sábado para o Peru (Fotos: Mardilson Gomes/SEE)

A história de uma das civilizações mais emblemáticas e avançadas do planeta vai sair dos livros para ser conhecida na prática por alunos de 18 escolas da rede pública de ensino do Acre. A primeira turma de estudantes a visitar a cidade de Cuzco, no Peru, foi da Escola Barão do Rio Branco. Os 30 alunos acompanhados de professores das disciplinas de Espanhol  e História embarcaram no último sábado, 6 de novembro.

Intitulado de Viaja Mais Jovem Internacional, o programa é promovido pelas secretarias de Esporte, Turismo e Lazer e de Educação e tem como base o projeto piloto desenvolvido pelo Ministério da Educação e do Turismo, Viaja Mais Jovem, que levou 600 estudantes do Acre em 2009, a conhecerem diversos municípios do Estado com objetivo de incentivar a cultura e o espírito cívico dos alunos, contribuindo para a qualidade de ensino e a dinamização da atividade turística.

Em Cuzco, a turma será recepcionada por guias turísticos e representantes de órgãos turísticos e educacionais que apresentarão a historia cultural, social e econômica da região.De acordo com a professora de Lingua Espanhola, Cristiane Cian, a iniciativa vai contribuir de forma especial para reforçar a aprendizagem da língua. "Vou exigir deles o uso da língua espanhola nos diálogos. Acho muito importante essa valorização da cultura. Isso faz com que eles cada vez mais se interessem pelos estudos.Estão aqui hoje os melhores alunos.É uma forma de presenteá-los", diz a professora.

Os critérios para a seleção dos 300 alunos do ensino médio, que terão a oportunidade pela primeira vez de conhecer outro país, e até mesmo viajar de avião, são média escolar de no mínimo 7,0 em cada disciplina, participação ativa de todas as atividades promovidas pela escola (Feiras de Conhecimento, Gincanas etc.), 75% de freqüência entre outros.

Os amigos Yuri e Bernardo vão conhecer na prática o que veem apenas nos livros (Foto: Mardilson Gomes/SEE)

Os amigos Bernardo Iago, de 17 anos e Yuri Savoff,  de 16 , se mostram entusiasmados pela experiência única em suas vidas. Os jovens, que nunca viajaram de avião e conhecem a cultura Inca apenas pelos livros revelam interesses nos assuntos relacionados ao meio ambiente e economia. "Minha expectativa é saber da relação do povo Inca com o meio ambiente e também como viviam economicamente e socialmente, comenta Bernardo.Já para Yuri , a interação com os habitantes locais e suas crenças é o assunto que desperta sua atenção.

Emocionada com a oportunidade dada ao filho Bernardo, Irlanda Bezerra, acredita que o intercâmbio ajudará no futuro educacional de todos os contemplados. "A cultura Inca gera interesse de todo o mundo.Creio que a iniciativa só aumenta o conhecimento e o interesse pela história das civilizações.Através dessa viagem, já estamos planejando a nossa com toda família para o próximo ano", revela Irlanda.

Para a chefe de divisão de turismo do Acre, Ediza melo, a idéia fortalecer o intercâmbio cultural entre os jovens dos dois países, além de despertar o interesse turístico. "Com as viagens vamos fortalecer ainda mais a amizade entre os países fronteiriços, pois a intenção é também recebermos a visita dos estudantes peruanos".

A última viagem de intercâmbio está prevista para acontecer no dia 10 de dezembro, com os alunos das escolas Clicia Gadelha e Lourenço Filho.O  intercâmbio, que dura três dias, inclui hospedagem, alimentação e translado.  

Agência de Notícias do Acre

Nenhum comentário:

Postar um comentário