terça-feira, 28 de setembro de 2010

Caminhada da FPA leva multidão às ruas da capital

O centro da cidade avermelhou no início da noite de ontem. Milhares de pessoas carregando uma bandeira gigante do Acre foram às ruas, atendendo ao chamado dos candidatos da Frente Popular ao governo e às duas vagas ao Senado.

O prefeito Raimundo Angelim e o governador Binho Marques também se juntaram aos militantes, simpatizantes e candidatos a deputado federal e estadual para realizar a maior e mais alegre passeata desta campanha eleitoral.

Tião, Edvaldo e Jorge ainda fizeram comício em Acrelândia ontem à noite. Hoje, fazem caminhada nos bairros 6 de agosto, Comara e Vila Acre. Às 8 horas da noite, Tião Viana participa de um debate entre candidatos a governador na TV Acre. 
Fonte: A Tribuna

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Tião, Edvaldo e Jorge intensificam campanha na reta final


Na reta final da campanha, os candidatos da Frente aceleram o passo e o ritmo dos compromissos. Na quarta-feira, fecharam a noite em Xapuri, falando para duas mil pessoas na praça onde começou a Revolução Acreana. O ministro dos Esportes, Orlando Silva, foi o convidado especial da Frente para o comício. O prefeito Ubiracy Vasconcelos e a prefeita de Brasiléia, Leila Galvão, também compareceram.

Tião Viana e seus dois candidatos ao Senado, Edvaldo Magalhães e Jorge Viana, afirmaram que vão continuar trabalhando para consolidar a economia de base florestal sustentável. Jorge Viana explicou: “Há 10 anos, quando falávamos em economia florestal, muitos não acreditaram. Hoje temos, em Xapuri, uma fábrica de Tacos, outra de preservativos e uma de castanha que geram emprego e renda para jovens da cidade e para mais 700 famílias na área rural.”

Antes, Tião Viana, fez comício no ramal da Alcobrás, em Capixaba, para reafirmar seu compromisso com a industrialização do Acre: “O Jorge Viana e o Binho prepararam o Acre para uma nova economia. Estamos preparados para um futuro de muitos desafios”, disse Tião Viana.

Indústria de futuro

De volta à capital, Tião, Edvaldo e Jorge amanheceram ontem numa olaria. Trabalhadores de 12 indústrias cerâmicas também acordaram mais cedo para receber os candidatos, com a certeza de que a geração direta de mais de 500 empregos é uma conquista que o setor não quer deixar escapar.

Nos últimos doze anos, durante três governos consecutivos da Frente Popular, o setor só avançou. A produção das cerâmicas, grandes e pequenas, varia de 200 a mil milheiros de tijolos por mês. Dessa produção, 70% são vendidos para o setor privado.

Nas ruas com a população

No mesmo ritmo, Tião, Edvaldo e Jorge seguiram direto para os bairros da baixada da Habitasa e Terminal da Cadeia Velha. Crianças, jovens e adultos receberam os candidatos com o carinho de sempre e muito respeito.

A presidente da Associação de Moradores da Baixada da Habitasa, Raimunda Oliveira, anunciou: “Só conseguimos melhorar as condições aqui do nosso bairro nas administrações da Frente Popular.”

Notícias da Hora

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Tião Viana demonstra, em debate na TV, porque vai ser governador

Eleições 2010 - Notícias da Hora

Da Assessoria do Comitê Tião Governador


Líder nas pesquisas de opinião pública na disputa pelo Governo do Estado, o candidato da Frente Popular, Tião Viana, demonstrou ser um grande estadista no debate entre todos os candidatos promovido pela TV Gazeta na última segunda-feira. Ele revelou conhecimento profundo sobre o Acre, domínio sobre as políticas públicas que estão em andamento e apontou os próximos passos do projeto de desenvolvimento que Jorge Viana e Binho Marques vem liderando há 12 anos. Provou que é o único candidato preparado para governar o Estado, ao mesmo tempo em que manteve postura e serenidade para responder ataques dos seus adversários.

Os dois candidatos ao Senado pela Frente Popular, Jorge Viana e Edvaldo Magalhães, comemoraram. “O Tião deu uma aula de civilidade”, disse Jorge Viana. Edvaldo Magalhães acrescentou: “Ele mostrou que é o acreano mais preparado para levar adiante o nosso projeto de melhoria de vida do nosso povo”.

“O Acre precisa viver com intensidade a atividade industrial, ter bom atendimento na saúde e inclusão social. O Jorge Viana e o Binho prepararam o terreno e vamos honrar o pacto de gerar as oportunidades. O Estado está andando e só não vê isso quem não quer”, disse Tião Viana.

Nas ruas, o apoio popular

Na terça-feira pela manhã, Tião, Edvaldo e Jorge voltaram às ruas em visita a diversos bairros. Eles também reuniram-se com dirigentes e candidatos dos partidos que integram a Frente Popular para falar sobre a reta final da campanha.

No Aeroporto Velho, Sobral e João Eduardo, os candidatos da Frente foram recebidos com carinho pelos moradores. Tião Viana encontrou-se com conhecidos de longas datas de sua família. No sábado anterior, os candidatos também caminharam pela Vila Campinas, em Plácido de Castro.

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Candidatos da Frente movimentam Feijó e Tarauacá

Assessoria

Feijó e Tarauacá receberam os candidatos da Frente Popular na última sexta-feira. Tião Viana, candidato a governador, Jorge e Edvaldo Magalhães, que concorrem às duas vagas do Senado, puxaram uma marcha com centenas de pessoas pelas ruas de Feijó. À noite, realizaram um dos maiores comícios da história de Tarauacá. “Em mais de 30 anos, nunca vi nada igual”, disse a professora Francisca Aragão, ex-secretária municipal de Educação.

Antes da passeata de Feijó, Tião, Jorge e Edvaldo visitaram os comitês dos candidatos Cláudio Braga (PP) e Zé Carlos (PT), candidatos a deputado estadual pelo município. Na casa do ex-prefeito Aurélio Braga, reuniram-se com a Associação dos Idosos de Feijó. “Eu voto no Jorge, Tião, Edvaldo e na Dilma porque quero um Brasil melhor para meus filhos e meus netos”, disse a aposentada Maria Ferreira da Silva, 86 anos. Maria de Lourdes do Carmo Castro, 79 anos, quer fazer campanha: “Não é por causa da idade que vou deixar de ajudar as pessoas que tanto fizeram pela nossa terra”, afirmou.

“A idade não é limitação para quem quer ser feliz. Vamos trabalhar para garantir velhice digna para quem tanto fez e ajudou a sociedade”, disse Tião Viana, reafirmando seu compromisso com o programa de Remédio em Casa para quem tem mais de 60 anos.

Ainda em Feijó, os candidatos encontraram-se com crianças e jovens. Conversaram demoradamente com Elias da Silva, 12 anos. Filho de colonos, o mais velho de quatro irmãos, o garoto caminha duas horas por dia para ir à escola e garante que o esforço tem valido à pena.

Os candidatos da Frente chegaram a Tarauacá à noite e foram direto para a rua principal da cidade, onde os candidatos proporcionais já realizavam um dos maiores comícios da região. “Essa festa da boa política me enche de felicidade”, disse Tião Viana.

Notícias da Hora

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Empresários creditam o crescimento do Acre à Frente Popular

Tião Viana negocia parcerias comerciais com Taiwan

O candidato a governador pela Frente Popular, Tião Viana, e os candidatos às duas vagas ao Senado, Jorge Viana e Edvaldo Magalhães, receberam o apoio dos trabalhadores de uma revendedora de veículos importados da cidade na manhã de ontem. Funcionários e diretores da empresa afirmaram que os governos da Frente Popular são responsáveis pelo aquecimento da economia acreana.

“Há pouco mais de uma década, seria impossível uma reunião com essa quantidade de empregados que temos aqui. Não vendíamos nem 10 por cento da quantidade de carros que vendemos hoje”, disse um dos diretores da empresa, Antônio Dias, o “Toninho”. “Só as pessoas mal intencionadas não reconhecem as profundas transformações que o Acre está vivendo”, acrescentou.

Parcerias comerciais com Taiwan

No início da semana, Tião Viana esteve em Brasília para participar de sessões do Senado Federal e encontrou-se com o representante de Taiwan no Brasil, embaixador Shyu Guang Pu. O senador foi convidado a conhecer as potencialidades econômicas e a Zona de Processamento de Exportação (ZPE) da ilha.

O representante do Taiwan ficou entusiasmado quando foi informado por Tião Viana que a ZPE do Acre já está sendo implantada em Senador Guiomard. A partir do próximo ano, 14 empresas devem se instalar na ZPE para fabricar produtos que serão exportados pela Rodovia do Pacífico para o Peru, Bolívia, países asiáticos e costa oeste norte-americana. Tião Viana disse que, eleito governador, vai liderar uma missão de empresários para fazer parcerias comerciais do Acre com Taiwan.

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Sábado Vermelho: Tarauacá recebe Tião, Jorge e Edvaldo.

Tião Viana

Jorge Viana

Edvaldo Magalhães


Caminhada



Juventude

Militância

Tião Viana, Candidato a Governador, Jorge Viana e Edvaldo Magalhães, Candidatos ao Senado, foram recebidos Sábado com muita festa e alegria pela militância da Frente Popular em Tarauacá.

Milhares de pessoas foram ao aeroporto local recebê-los e em seguida fizeram uma caminhada pelas ruas da cidade. Gente de bicicleta, moto, carro e à pé os acompanharam até o centro da cidade em pleno horário de meio dia. No final ouviram saudações dos candidatos. Vários candidatos à deputados estiveram presentes no evento.


Blog do Accioly

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Candidatos da Frente Popular visitam o ‘vale da nova economia acreana’


Os candidatos da Frente Popular, na companhia do governador Binho Marques, estiveram no Vale do Alto Acre no último final de semana para conferir a situação econômica da região. Tião Viana, candidato a governador, Edvaldo Magalhães e Jorge Viana, companheiros de chapa pelas duas vagas do Senado, visitaram as principais cidades e também entraram na floresta para falar com comunidades distantes, pouco numerosas, mas de grande importância para a economia de base florestal.

Na área mais desmatada, ao longo da BR-317, os investimentos econômicos dos últimos anos transformaram a área numa região produtiva. O plantio de milho e 130 pequenas granjas demonstram o funcionamento da cadeia produtiva, que abastece com 12 mil frangos por dia o abatedouro de Brasiléia, gerando trabalho e renda para pequenos agricultores.

Ainda na BR-317, quilômetros antes, a cana-de-açúcar anuncia outro sólido investimento: a usina Álcool Verde, que começa a produzir álcool nos próximos dias. A produção não se acaba quando o asfalto termina. Ao contrário, segue mata adentro, de outro jeito, mas com a mesma prosperidade.

Vida nova na floresta

A fábrica de pisos de madeira, a usina de castanha e a fábrica de preservativos de Xapuri garantem o sucesso de outro tipo de atividade: a do extrativismo. No seringal Cachoeira, em Xapuri, Tião, Edvaldo, Jorge e o governador Binho Marques conversaram com manejadores de madeira, castanha e látex que fornecem matéria-prima para as três indústrias de Xapuri.


Extrativistas, que participaram dos empates com Chico Mendes e que há 30 anos lutam pela sobrevivência na floresta sem destruição, comemoram junto com filhos e netos os resultados.

A nova geração fez cursos de técnicas florestais, estudou até a faculdade sem sair do município e hoje aplica seu conhecimento para fortalecer a comunidade.

– O manejo florestal comunitário é uma realidade aqui e deve ser ampliado para outras áreas do Estado – disse Tião Viana.

Ramal da prosperidade

O ramal do Icuriã começa em Assis Brasil e termina 75 quilômetros depois, em Sena Madureira, na beira do Rio Iaco. O meio do caminho fica na localidade Divisão, que tem esse nome porque é ali que os igarapés dividem suas águas: para o lado de Assis Brasil, corre as águas para o Rio Acre; e do lado de Sena, as águas correm para o Rio Iaco. Até mais ou menos esse trecho, a mata é rica em seringueiras e castanheiras. Depois, vai rareando, com a mata mudando de aspecto.

Para as pouco mais de cem famílias que moram ao longo do ramal, os últimos doze anos têm sido de conquistas. A vida continua à custa de muito trabalho, mas agora com retorno financeiro. Todos têm seus roçados, criam pequenos animais e até gado. Muitas famílias vendem látex para exportação, com alto padrão de qualidade, como é o caso da Folha Defumada Líquida (FDL).

A comunidade do Icuriã existe desde início do século passado. Há pouco mais de 50 anos, o padre Paolino Baldassari abriu caminho dos barrancos do Rio Iaco até a sede do seringal com terçado em punho. Doze anos atrás, quando Jorge Viana visitou a região pela primeira vez, encontrou estudantes que repetia há três anos a 4ª série primária porque as séries seguintes não existiam no seringal. Hoje, é possível concluir o ensino médio e fazer curso técnico em Saúde, Educação e Gestão Ambiental.

Como não podia deixar de ser, Jorge Viana é recebido como amigo do peito. – Alguns professores daqui, que hoje estão terminando o ensino superior, eram crianças quando vim aqui pela primeira vez – afirmou.

O que tem de tão especial numa comunidade antiga, que viveu até 1998 no esquecimento das autoridades? O ensino público chega a lugares até mais distantes do que o Icuriã, mas são poucos aqueles em que todas as crianças estão na escola, os jovens fazem ou fizeram curso técnico e muitos já concluíram a universidade. A vida é simples, as famílias têm núcleo forte, os jovens respeitam os mais velhos e a comida na mesa é farta e sadia.

Não tem mistério: é um caso de sucesso e exemplar para quem vislumbra o futuro do Acre com desenvolvimento econômico sem poluir, sem destruir a floresta e, mais importante, sem expulsar as pessoas que nasceram ali. Em termos técnicos, como fala Jorge Viana, é uma economia de baixo carbono e alta inclusão social com bases sustentáveis. Nesta viagem pelo Alto Acre, em plena campanha, Tião, Edvaldo Magalhães, Jorge Viana e o governador Binho Marques não se preocuparam em pedir votos.

Foi uma visita para ver que as políticas públicas de educação, saúde e economia chegaram aonde a vista não alcança, mas com força para melhorar, de verdade, a vida de homens, mulheres e crianças. E para provar que, o que era sonho, já virou realidade e começa a se espalhar por todo o Acre.

Fonte:
Assessoria de Imprensa do Comitê de Campanha Tião Viana Governador