segunda-feira, 26 de julho de 2010

Compromisso com os pequenos negócios

Candidatos da FPA visitam mercados e são recebidos com entusiasmo por feirantes, que mostram o valor da microeconomia

Ao visitar feiras e mercados na manhã de ontem, em Rio Branco, o senador Tião Viana, candidato ao Governo do Estado pela Frente Popular do Acre (FPA), revelou que, se eleito, uma das primeiras secretarias de Estado a ser criada em sua administração será aquela que vai fomentar os pequenos negócios.
“Penso numa secretaria com a única finalidade de fomentar e apoiar projetos que possam gerar emprego e renda para pessoas que vivem de hortaliças, de frutas e de outros pequenos negócios que acabam fazendo a economia girar”, disse Tião Viana, ao se encontrar com verdureiros, hortigranjeiros e outros trabalhadores que varam as madrugadas para que seus produtos cheguem à mesa do consumidor.

“Aqui está um Acre pungente e que demonstra a capacidade do nosso povo na luta por sua libertação econômica. Esse é meu sonho e meu compromisso: lutar no governo para levar adiante o projeto da Frente Popular apoiando ideias da comunidade para que ela possa ter autonomia econômica em todos os municípios”, disse o candidato.

Tião Viana visitou os feirantes de Rio Branco acompanhado dos companheiros de vida e de chapa majoritária Jorge Viana e Edvaldo Magalhães, candidatos às duas vagas ao Senado. Todos ficaram emocionados com o que viram.

“Fico muito orgulhoso de saber que muito do que está acontecendo nessa área começou lá atrás, quando chegamos à prefeitura de Rio Branco”, disse Jorge Viana, “Quando assumimos, o descaso com essa área era tão grande que o município não dispunha sequer de uma Secretaria de Agricultura. Nós não só criamos a secretaria, como apoiamos polos e projetos que, na administração do prefeito Raimundo Angelim, vêm recebendo o apoio e o incentivo necessários para podermos vivenciar isso aqui”, disse o ex-governador.

Edvaldo Magalhães disse que, ao contrário do que acontece no Vale do Juruá, Rio Branco e o Vale do Acre não precisam importar produtos hortigranjeiros. “Tive que atuar, como presidente do Poder Legislativo, para que pudéssemos trazer produtos dessa natureza importados do Peru. Diante do que estou vendo aqui, com essa iniciativa do Tião Viana de criar uma secretaria de Estado para incentivar pequenos negócios, tenho certeza de que meus irmãos do Juruá vão ter o apoio necessário para que não precisemos mais da importação desses gêneros”, disse.

O anúncio de Tião Viana, de criação de uma secretaria para fomentar os pequenos negócios, fizeram a alegria de pessoas, como é o caso da agricultora Léia Silva de Souza, de 33 anos, dona de um pequeno sítio na zona rural do Bujari. Com a ajuda do marido e dos filhos, ela retira cerca de 60 a 70 litros diários de leite de cerca de 20 vacas que mantém em sua propriedade. Com o leite, ela fabrica iogurtes em vários sabores (milho verde, banana, mamão e outros), doces de leite e outros derivados do produto e já consegue uma renda superior a dois salários mínimos por mês.

Também é o caso de Raimundo Amâncio da Costa, de 47 anos, morador do ramal da Judia, em Rio Branco. Antes, ele ganhava um salário mínimo por mês trabalhando como lubrificador numa empresa de ônibus da capital. “Um dia, decidi utilizar uma hectare de terra da minha família e passei a plantar jambu, couve, cebola de palha, chicória e coentro. Hoje, dois anos depois, minha horta gera dois empregos e eu tenho uma renda de mais de dois mil reais por mês”, contou; “É por isso que eu apoio os candidatos da Frente Popular, porque só consegui isso com o incentivo desse pessoal”, disse.

“Estou vivo porque o Tião Viana, como médico, salvou minha vida”, acrescentou Almir Ferreira Rezende, de 45 anos, líder comunitário da região do Igarapé Judia, no bairro Seis de Agosto, em Rio Branco, que se encontrou com o candidato por acaso nas imediações da Feira Elias Mansour, na Cadeia Velha. Líder comunitário, é Almir Ferreira que traz os produtores do Judia para vender seus produtos nos mercados da cidade. É ele quem conta sua história com Tião Viana. “Eu estava condenado a perder uma das pernas por causa de um problema no joelho. Quando ele era médico lá no Santa Juliana, eu o procurei, pedindo socorro. Não queria perder minha perna. O Tião se dedicou a mim como se dedica a um irmão e hoje eu estou de pé, andando, graças a ele, e não posso deixar de reconhecer o valor desse médico humanitário e um político que enche a gente de orgulho”, disse. (Da Assessoria)

quarta-feira, 21 de julho de 2010

Empresários peruanos visitam Acre e a ZPE

Investimentos do governo do Estado em infraestrutura chamaram a atenção de empresas de transporte e logística

De olho nos bons negócios e nas excelentes oportunidades que a Zona de Processamento de Exportação (ZPE) acreana vai criar para a economia regional, um grupo de empresários peruanos esteve no Acre durante o início desta semana. A comitiva, formada por 11 empresas e representantes do Ministério de Desenvolvimento e Comércio Exterior, visitou a área de instalação da ZPE e o Distrito Industrial, acompanhada pelo secretário de Estado de Ciências, Desenvolvimento e Tecnologia, César Dotto.

O objetivo da missão empresarial peruana é conhecer os investimentos que o Governo do Estado está fazendo, principalmente na área de infraestrutura. A ideia é estabelecer vínculos comerciais nas áreas de transporte e logística, incluindo transações aduaneiras, um nicho de mercado que surgirá com a instalação da ZPE e que não dispõe de profissionais no Acre.

“Eles vieram conhecer os investimentos que estamos fazendo com a ZPE, estradas, educação, saúde. Tivemos várias reuniões onde apresentamos também a nossa política industrial e pelo que sentimos, eles ficaram muito satisfeitos com o cenário que viram aqui”, disse Dotto.

O diretor do Ministério de Desenvolvimento e Comércio Exterior do Peru, Francisco Ruiz Zamudio, coordenou a comitiva empresarial. “Queremos que os empresários estabeleçam contatos com os empresários acreanos para que sejam firmadas alianças e serviços. Existe uma complementaridade, o Sul do Peru produz insumos que o Acre precisa e podemos importar muitos produtos daqui”, disse.

Um dos principais pontos abordados por empresários acreanos e peruanos é a proximidade do porto peruano no Pacífico, bem melhor localizado que os portos brasileiros em relação ao Acre. A caravana segue para Porto Velho e Cuiabá, onde também fará prospecção de negócios.

“Há possibilidade de excelentes negócios aqui e precisamos aproveitar este mercado. O Acre pode escoar seus produtos através dos nossos portos, podemos importar produtos daqui, vender produtos para cá e podemos aproveitar os acordos comerciais que o Peru mantém com outros países. Nesse contexto, as empresas de transporte e logística precisam estar atentas, pois terão um papel fundamental”, disse o operador logístico Agustín Tantalean, da empresa Ransa.
Para Oscar Cortés, da Panalpina Transportes Mundiais, o desenvolvimento desta logística comercial, de transporte e operações, é fundamental tanto para brasileiros quanto para peruanos. “Sem falar que é possível aproveitar os acordos comerciais que temos no Peru. Temos estrutura ao longo da estrada para armazenar cargas se for preciso”.

O cônsul do Peru no Brasil, Jesus Carranzas, ressaltou que a missão peruana de empresários interessados nas oportunidades de negócios abertas pelo Acre reafirma a importância da integração entre os dois países: “principalmente agora, com a proximidade da inauguração da estrada. Os empresários fizeram questão de vir conhecer as obras de infraestrutura e o novo cenário econômico desenhado pelo Acre”, disse.
(Agência de Notícias do Acre)

segunda-feira, 19 de julho de 2010

TIÃO VIANA ANUNCIA QUE PRODUÇÃO DO ACRE VAI PRIORIZAR TAMBÉM O PERU E A BOLIVIA

Industrializar e fortalecer a microeconomia



Candidato ao governo, Tião Viana anuncia prioridades para o Acre produzir até para o Peru e a Bolívia

Raimundo Cardoso é um técnico que há 30 anos ajuda o Incra e o governo acreano a implantarem e consolidar as dezenas de projetos de assentamento de trabalhadores rurais no Estado. E vem dele a lembrança da receita que o candidato a governador pela Frente Popular, o médico Tião Viana, pretende aplicar em seu meio rural: muito investimento em produção agropecuária para atender tanto seu mercado interno como para exportar ao mundo pela Rodovia Interoceânica, a ser inaugurada em dezembro pelo presidente Lula.

Ex-superintendente do Incra e candidato a deputado estadual pelo PT, Cardoso falava no Ramal 2 do Projeto de Assentamento Orion, em Epitaciolândia, para cerca de 100 pequenos agricultores que foram ali para ouvir Tião Viana dizer que o Acre terá nos próximos anos duas grandes prioridades para gerar mais renda e os empregos que irão ampliar a qualidade de vida de sua população.

A primeira prioridade será a industrialização de suas matérias-primas através da Zona de Processamento de Exportação (ZPE), já em implantação em Senador Guiomard, e a segunda é a emancipação da micro-economia que reúne os milhares de agricultores acreanos que produzirão frango, peixe, porco, carneiro e outros alimentos que interessam aos 33 milhões de consumidores peruanos e bolivianos, sem contar a produção de madeira certificada, castanha, borracha, sementes, cosméticos, essências, fitoterápicos e outros produtos da rica floresta acreana.

Tião Viana e Cardoso estavam ao lado do economista e engenheiro agrônomo Idésio Franke, do geógrafo Sibá Machado e do dentista André Maia, todos com forte identidade com o meio rural e florestal do Acre. Doutorando em desenvolvimento sustentável na Universidade de Brasília (UnB), Idésio é pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Sibá Machado foi secretário da Seater (antiga Emater-AC) e André Maia nasceu e foi criado no meio rural durante o trabalho de seu pai, o ex-deputado federal João Maia, que criou, pela Contag, os sindicatos de trabalhadores rurais que deram origem ao PT do Acre em 1980.


Gerador de produtos industriais

Candidatos a deputados federais, Idésio Franke (PT) e Sibá Machado (PT), além de André Maia (a estadual pelo PT), vão ajudar Tião Viana a tocar seu plano de transformar o Acre num estado gerador de produtos industriais de base agroflorestal a partir do próprio município de Acrelândia, que já produziu, na safra 2009-2010, 1 mil toneladas de café, 2 mil de banana cumprida, 4,4 mil de milho, 2 mil de arroz, 270 de feijão, 200 de macacheira, 1 mil de melancia e 45 toneladas de pimenta de cheiro, além de 36 toneladas de frango, 3,3 milhões de litros de leite e 110 mil cabeças de gado.

O deputado federal Fernando Melo (PT), candidato a reeleição, testemunhou aos agricultores do Orion a importância do mandato de senador de Tião Viana para iniciativas de produção em todos os municípios do estado e para a construção da infra-estrutura pelos governos Jorge Viana e Binho Marques que irão dar o suporte ao arranque industrial que o Acre deve dar a partir do próximo ano.

De Acrelândia, Tião Viana, Sibá, Idésio e André, junto com o candidato a reeleição a deputado estadual Ney Amorim (PT) se deslocaram para a Vila Campina, outra localidade que nasceu, como Acrelândia, de um projeto de assentamento do Incra. Ali, 200 moradores puderam ouvir Tião Viana falar das grandes conquistas econômicas e sociais do governo Lula e de sua candidata a presidente da República, Dilma Rousseff, em favor de todos os estados brasileiros, inclusive para o Acre, onde só o programa Bolsa Família transferiu R$ 40 milhões para 49 mil famílias pobres. Em Campinas, também estavam ao lado de Tião, os candidatos a deputado estadual Zenildo Vieira e Manoel Lima.

À noite, junto com os candidatos ao Senado Edvaldo Magalhães e Jorge Viana, e do deputado Thaumaturgo Lima, Tião foi falar mais de seu plano de governo para outras 150 pessoas que se encontravam presentes no lançamento da candidatura do jornalista Edvaldo Souza, do programa Gazeta Alerta, ocorrido no clube Rabo de Saia, no bairro João Eduardo, periferia de Rio Branco.
(Da Assessoria)
Página 20

sexta-feira, 16 de julho de 2010

Frente Popular do Acre apresenta material de campanha 2010

O material de campanha dos candidatos majoritários da Frente Popular do Acre (FPA) foi apresentado nesta quinta-feira, 15, no espaço Gaya. Elaborados pela Companhia de Selva, os produtos são inovadores e traduzem a unidade da aliança. Pela primeira vez, será feita uma campanha única para três candidatos.

Durante a apresentação, o governador Binho Marques disse que o material tem um significado especial, pois reflete a unidade da Frente Popular. Ele lembrou que nos últimos anos a aliança que vem garantindo a melhoria da qualidade de vida da população.

“Temos aqui um bom material, que traduz nossa união e nossa luta. Essa perfeição é fruto daquilo que estamos vivendo nos últimos anos e mostra o que queremos para nosso Estado”, afirmou.

Tião Viana destacou os avanços dos últimos anos, lembrando que as conquistas alcançadas pela Frente Popular “foram marcadas por momentos de alegria e tristeza, mas inspiradas no sentimento de amor que os acreanos tem pelo Acre”.

Os responsáveis pela elaboração do material de campanha da Frente Popular, David Sento Sé e Gilberto Braga, ressaltaram os produtos que serão utilizados durante a campanha trazem inovações e um novo formato, pois ume três candidaturas e um só material.

O candidato ao Senado e presidente da Aleac, Edvaldo Magalhães (PC do B), disse que o diferencial da Frente Popular é a unidade, que foi alcançada nos últimos anos e que vem garantindo mudanças profundas para o Acre.

“Estamos completando 20 anos de aliança e poderíamos passar por uma crise, porém estamos mais unidos. Tenho certeza que com essa campanha diferente e cheia e inovações iremos construir uma grande vitória da Frente Popular”, disse.

Jorge Viana fez questão de lembrar a importância de Edvaldo Magalhães para o sucesso do projeto da FPA. “Ele sempre esteve ao nosso lado e estamos juntos nesse desafio. Essa campanha será diferente porque pela primeira vez faremos uma única campanha para os três candidatos”, afirmou.
Fonte: AC 24hs

quarta-feira, 14 de julho de 2010

Estudantes agradecem a Tião Viana pela realidade do curso de medicina da Ufac


Homenagem ao idealizador

O candidato a governador pela Frente Popular ao governo do Estado, Tião Viana, recebeu nesta segunda-feira, em seu gabinete de campanha, o presidente do Diretório Acadêmico Francisco Mangabeira, Adriel Lima Guimarães. O diretório congrega os estudantes do curso de medicina da Universidade Federal do Acre (Ufac).

O encontro, de acordo com o estudante, é uma homenagem ao principal articulador da criação do curso de medicina da Ufac, o médico e senador Tião Viana. “Nós o homenageamos porque, quando todos diziam que era impossível a criação de um curso de medicina aqui no Acre, o senador Tião Viana combatia esse pessimismo e apontava os horizontes que se tornaram realidade”, disse Adriel.

Tião Viana também recebeu uma publicação do diretório acadêmico, o “Jornal Cefaleia”, que traz notícias sobre o curso de medicina e aprovação dos professores segundo o conceito dos alunos. De acordo com a avaliação, todos os professores têm excelente aceitação entre os estudantes, o que demonstra a qualidade do curso. Tião Viana é médico concursado da Ufac na cadeira de medicina, mas está afastado em função da atividade política partidária.

A publicação também traz uma informação que mostra o compromisso de Tião Viana com o curso de medicina. Por meio de emenda de autoria de Tião Viana, o curso foi beneficiado com uma emenda no valor de R$ 300 mil. “Os recursos serão utilizados para a compra e instalação de equipamentos para o novo laboratório do curso, o de Mortofuncional, que passará a funcionar no local onde está instalado o laboratório de patologia”, disse o coordenador do curso, Giovanni Casseb. O laboratório permitirá aos estudantes acesso a cadáveres para estudos anatômicos.

“O Diretório Acadêmico, em nome de todos os estudantes de medicina da Ufac, vem agradecer o nosso querido senador Tião Viana pelo apoio dado ao Curso de Medicina, assim como também a atuação do doutores Thor Dantas e Giovanni Casseb pela mediação junto ao gabinete do senador e da Ufac para que mais esta etapa fosse alcançada”, diz a publicação dos estudantes.

Tião Viana agradeceu as manifestações dos estudantes e se colocou a disposição para, institucionalmente, intensificar a parceria com a Ufac para que não só o curso de medicina tenha cada vez mais condições de oferecer as ferramentas necessárias a uma boa formação. “Nossa Ufac e o curso de medicina merecem toda a atenção para que tenhamos aqui os melhores técnicos e os melhores médicos. Isso nos permitirá construir o Acre à altura dos novos tempos e dos desafios que estão sendo impostos pelo curso natural da vida e do desenvolvimento”, disse o senador e candidato a governador.

(Assessoria de Imprensa do Comitê de Campanha Tião Viana Governador)/Página 20

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Binho acompanha última etapa da concretagem do vão central da 4ª ponte

Escrito por Tatiana Campos


Obra faz parte do complexo viário da Avenida Amadeo Barbosa, que soma investimento de R$ 61 milhões

Governador Binho Marques e equipe em visita à obra da última etapa de concretagem da 4ª ponte (Fotos: Val Fernandes e Luciano Pontes)
O governador Binho Marques acompanhou a última etapa da concretagem do vão central da 4ª ponte, que vai ligar os dois distritos da capital através dos bairros Cadeia Velha e Seis de Agosto. A obra tem 290 metros de vão, com 20 metros de largura e quatro pistas de rolamento. A estrutura viária da ponte terá três viadutos localizados na Travessa Cearense, Rua Santa Terezinha e Avenida Epaminondas Jácome.

Na obra foram usados, segundo o Deracre, 1,5 mil toneladas de aço e 18 toneladas de concreto. O investimento na ponte é de R$ 31 milhões. A obra faz parte do complexo viário da Avenida Amadeo Barbosa, que terá 5.505 metros de extensão na via principal e 2.500 metros nas vias de acesso. No total, estão sendo investidos R$ 61 milhões em recursos do Tesouro Estadual e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES, fase III) com apoio da Prefeitura de Rio Branco.

"A obra foi construída com base nas indicações do plano diretor da cidade e vai dar mais vazão ao trânsito da capital, ligando o primeiro ao segundo distrito e sendo uma opção aos motoristas que precisam transitar entre os dois lados da cidade, principalmente entre os bairros Cadeia Velha, Mauri Sérgio, Seis de Agosto e Quinze", disse o diretor do Departamento de Estradas de Rodagem (Deracre), Marcos Alexandre.

Para o governador Binho Marques, a ponte e o complexo viário da Avenida Amadeo Barbosa vão mudar a cara da cidade e melhorar o trânsito da capital. "Não vai resolver totalmente os problemas de trânsito, pois a cada dia temos novos veículos em circulação, mas vai desafogar bastante o fluxo de carros. Teremos uma ligação a mais para uma área importante da cidade, que é onde realizamos nossos grandes eventos, os clássicos do futebol e os shows, que é o espaço da Arena da Floresta. Essa visão que temos aqui de cima hoje, quando foi colocada a última carga de concreto ligando os dois vãos da ponte, muito em breve toda a nossa população poderá ter. Hoje nós já podemos ir de um lado ao outro do rio através da 4ª ponte e agora começa a fase de acabamento para finalizar essa importante obra", disse.

Última etapa de concretagem emendou a 4ª Ponte, que agora já liga o Primeiro ao Segundo Distrito de Rio Branco pelos bairros Seis de Agosto e Cadeia Velha (Foto: Gleilson Miranda/Secom)
Amadeo Barbosa: trânsito menos congestionado

4ª Ponte faz parte do projeto de implantação do novo eixo viário de Rio Branco e atende ao Plano Diretor de Rio Branco (Foto: Luciano Pontes/Secom)


A Avenida Amadeo Barbosa é uma alternativa para dar melhor fluxo ao trânsito, segundo estudo realizado por consultoria especializada contratada pelo Governo e Prefeitura. Com as obras, segundo a consultoria, os congestionamentos irão ser reduzidos consideravelmente no Centro, especialmente nas avenidas Getúlio Vargas, Brasil, Epaminondas Jácome e Marechal Deodoro.

A 4ª ponte faz parte do projeto de implantação do novo eixo viário de Rio Branco, as quais atendem ao Plano Diretor de Trânsito. A população de Rio Branco vem crescendo à taxa média de 4% ao ano e a frota de veículos, 15% ao ano. Estudos realizados pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Superintendência Municipal de Trânsito de Rio Branco (RBTrans) e Deracre indicam que nos horários de pico circulam em média 4 mil veículos por hora sobre as pontes de Rio Branco. Um fluxo intenso, que precisa de uma rota de desafogamento. O complexo viário começa na 4ª Ponte, passa pela rua Seis de Agosto, que será totalmente urbanizada e modernizada, em seguida alcança a pista de aviação do antigo aeroporto ligando imediatamente ao Estádio Arena da Floresta e a Via Chico Mendes criando acesso rápido à BR 364.

Com a realocação de edificações, o Governo do Estado irá construir novas escolas na região. A antiga pista de pouso será aproveitada, sendo que em suas laterais será implantado um parque com espaços e arborização que o tornarão parecido com o Parque da Maternidade, com sistema que privilegia primeiro o pedestre, o ciclista e o motorista.

O diretor do Deracre explicou que as obras da ponte levarão mais dois meses para serem finalizadas, tempo que será gasto com o acabamento. O complexo viário da Amadeo Barbosa será entregue até o final do ano.
Valorização dos imóveis

O secretário de Planejamento do Governo do Estado, Gilberto Siqueira, destacou que obras de infraestrutura do porte da quarta ponte e do complexo viário, além de melhorar a estrutura da cidade, valorizam os imóveis do entorno. "Temos informações de que as casas sofreram uma valorização entre 60 e 100%. São obras como esta que embelezam nossa cidade, dão mais agilidade ao trânsito, modernizam a capital. Teremos mais uma ponte, mais uma ligação, mais uma opção de tráfego. Isso fará toda a diferença, até porque esta é uma obra que foi apontada como necessária pelo plano diretor", explicou.

"Vou abrir uma lanchonete", diz morador

Morador do bairro Seis de Agosto, dono de uma pequena mercearia, José Lima já pensa em ampliar o negócio que mantém na frente de sua casa de olho na maior movimentação de pessoas na região. "Quando a obra ficar pronta vou abrir uma lanchonete. Nosso bairro precisava de uma ação como essa, que vai valorizar o local, deixar a cidade mais bonita. Agora vai fazer gosto morar aqui", disse.

Outro morador que está comemorando a obra é o comerciante Raimundo Camilo, que mora há mais de 30 anos no bairro. "A Seis de Agosto sempre foi uma área da cidade esquecida, apesar de ser o bairro mais antigo da capital. A gente fica feliz em ver que agora ganhamos uma obra como a ponte e essa avenida, que vai valorizar nosso imóvel, deixar nosso lugar mais bonito".


Agência de Notícias

quinta-feira, 8 de julho de 2010

Comissão aprova proposta de Tião Viana para LDO

Escrito por Portal G1 - Globo


Relatório do senador acreano prevê aumento real para salário mínimo, aposentadoria e benefícios do INSS

A Comissão Mista de Orçamento aprovou nesta quarta-feira (7) o parecer do senador Tião Viana (PT-AC) sobre o projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2011. A LDO define as metas e prioridades da administração pública federal, incluindo as despesas de capital para o exercício financeiro do próximo ano e orienta a elaboração da Lei Orçamentária Anual.

Entre os pontos principais do texto do senador Tião Viana que foram aprovados, está a inclusão no Orçamento da União para 2011 da previsão de aumento real do salário mínimo e das aposentadorias e pensões vinculadas ao INSS. Os parlamentares ainda irão votar nesta quarta os destaques à matéria. A votação do projeto no plenário do Congresso deveria ocorrer ainda na noite de ontem ou na manhã desta quinta-feira, 08/07.

Para atender o acordo do governo com a oposição e com as centrais sindicais, o relator retirou do parecer a regra para o reajuste do mínimo, da aplicação da média da variação do PIB acumulado em 2008 e em 2009 e deixou para este ano a negociação do governo com o Congresso para a fixação do percentual dos reajustes. O projeto do Orçamento para o próximo ano ainda será enviado pelo governo federal ao Congresso.

Outra mudança feita pelo relator, com base no acordo, foi manter a obrigação de todas as estatais seguirem os preços das tabelas oficiais do Sistema de Custos de Obras Rodoviárias (Sicro) e do Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil (Sinapi) em suas licitações.

Tião Viana abriu exceção, porém, para as compras de equipamentos industriais, que, segundo o texto, poderão usar parâmetros de preços de mercado. A oposição, apoiada pelo Tribunal de Contas da União (TCU), defendeu a manutenção do texto.

Viana queria liberar a Petrobras, a Eletrobrás e as obras para a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016, que serão realizadas no Brasil, da tabela do Sicro e do Sinapi. Pela regra derrubada pela oposição, as estatais e as obras do mundial poderiam adotar preços próprios. O TCU foi contra e argumentou que a modificação dificultaria a fiscalização dos empreendimentos.

terça-feira, 6 de julho de 2010

Acre atinge meta nacional do Ideb




O Ministério da Educação, MEC, divulgou nesta segunda-feira, 05, as notas do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), que mede a qualidade da educação no Brasil.

No resultado, o Acre é um dos estados em destaque. Foi um dos 15 a atingir a meta nacional estabelecida pelo Governo Federal. Além disso, manteve o aumento do índice em todas as séries, em comparação ao Ideb de 2005.

No segmento de 5ª a 8ª. Série, em função do bom desempenho obtido em 2009, o Acre ocupa agora a 7ª. posição em nível nacional, superando estados poderosos como Rio Grande do Sul e Espírito Santo.



AC 24 Hs