quarta-feira, 30 de junho de 2010

AGORA FOI A VEZ DO LAGO NOVO

TIME VENCEDOR O LAGO NOVO

Na chegada Deus com toda sabedoria da natureza nos proporcionou essa bela imagem

Dando continuação a fase classificatória dos torneios iniciais para os campeonatos de futebol, realizei agora o 3º torneio na zona rural nos dias 27 e 28 de junho, em meio à floresta amazônica, no rio Murú na comunidade do lago novo. Participaram 9 (nove) times.

Dessa vez sagrou-se campeão o time que leva o mesmo nome da comunidade, o do Lago Novo, e o vice campeonato ficou com o time do Vitória Nova.

Esses torneios além da comunidade se confraternizar socialmente, agita o comércio local como, por exemplo, o da dona Fátima que vendeu todo seu estoque de refrigerante com seus deliciosos Pratos Feito de galinha caipira e pato.


JOGO EM ANDAMENTO

DONA FÁTIMA A COMERCIANTE

ENTREGA DOS TROFÉUS

JOGO EM ANDAMENTO


ACERTANDO AS REGRAS COM O PESSOAL



REUNIÃO ANTES DOS JOGOS

COMUNIDADE ASSISTINDO AO JOGO DA SELEÇÃO BRASILEIRA

segunda-feira, 28 de junho de 2010

Rio Branco terá rede óptica para interligar instituições de ensino e pesquisa



Escrito por Assessoria Ufac

Ministério da Ciência e Tecnologia, Governo do Estado e Universidade Federal do Acre convidam para inauguração da rede

O Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), Governo do Estado do Acre e Universidade Federal do Acre, inauguram a Rede Metropolitana de Rio Branco (RBMetroNet). A cerimônia será realizada às 10 horas, no Anfiteatro Garibaldi Brasil, da Universidade Federal do Acre.

A RBMetroNet faz parte da iniciativa Redes Comunitárias de Educação e Pesquisa (Redecomep), coordenada pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), organização responsável pela Internet acadêmica nacional (rede Ipê).

A RBMetroNet utiliza tecnologia óptica para interligar sete instituições em velocidade de 1 Gbps, com a possibilidade de ampliar esta capacidade futuramente. A Rede Metropolitana de Rio Branco tem 36 km de extensão e os investimentos para sua implantação foram da ordem de R$ 730 mil. A iniciativa contou com a parceria da Companhia de Eletricidade do Acre (Eletroacre) para a passagem dos cabos ópticos.

A Redecomep é uma iniciativa do MCT custeada pela Financiadora de Estudos e Projetos, que prevê a instalação de redes de alta velocidade integrando as principais instituições de ensino e pesquisa em 27 cidades brasileiras. Todas as redes metropolitanas serão interligadas à rede Ipê, que conecta cerca de 600 Instituições de Ensino Superior (IES) e centros de pesquisa em todo o país e atende hoje mais de um milhão de usuários.

Interligadas por uma rede óptica, as instituições participantes da RBMetroNet podem trocar informações com agilidade e utilizar aplicações avançadas de comunicação, o que possibilita a ampliação das atividades de cooperação científica.

Uma vez inaugurada, a RBMetroNet passa a ser gerida por um consórcio formado pelas instituições integrantes. A rede conta também com a parceria do Governo do Estado, via Secretaria de Desenvolvimento e Tecnologia e Secretaria de Gestão Administrativa (SGA). As cooperações governamentais têm se revelado vantajosas nas redes metropolitanas em operação, pois oferecem aos governos locais um par de fibras em troca de apoio à implantação e manutenção do projeto. Utilizando conexões ópticas, os órgãos governamentais têm acesso mais veloz à Internet, o que se converte em melhores serviços à população.

A Rede Metropolitana de Rio Branco integra as seguintes instituições: Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa); Escola de Enfermagem; Fundação Hospitalar do Acre (Fundhacre); Fundação de Tecnologia do Estado do Acre (Funtac); Hospital da Criança e Hospital Maternidade; Pronto de Socorro Geral e Universidade Federal do Acre (Ufac).

Com a inauguração da Rede Metropolitana de Rio Branco, serão 17 redes metropolitanas em operação. Já foram inauguradas redes em Belém, Vitória, Manaus, Florianópolis, Brasília, Natal, São Paulo, Fortaleza, Macapá, São Luis, Goiânia, Campina Grande, Salvador, Cuiabá, Aracaju e Curitiba.
Sobre a RNP

Responsável pela introdução da Internet no Brasil, em 1992, a RNP opera a rede acadêmica nacional, a rede Ipê. Sua missão é promover o uso inovador de redes avançadas no país. Mantida pelos Ministérios da Ciência e Tecnologia e da Educação, atua no desenvolvimento e na prestação de serviços em três áreas: infraestrutura de redes de alto desempenho, aplicações avançadas e formação de recursos humanos em redes.
A rede Ipê é uma infraestrutura de alto desempenho para colaboração e comunicação em educação e pesquisa que alcança os 26 estados da federação e o Distrito Federal. A RNP está conectada às redes acadêmicas latino-americana (RedClara), europeia (Géant) e norte-americana (Internet2), além de ter conexão própria à Internet mundial.

sábado, 26 de junho de 2010

Governador Binho Marques conhece terminal de serviços ao cidadão


Agência de Notícias
Escrito por Edmilson Ferreira

Totem de multicanais oferece serviços do Governo Único e da Diretoria OCA, onde usuário obtém informações e acesso a documentos


Totem fornece serviços inerentes à Diretoria da OCA e de e-governo, como emissão de certidão negativa de débito fazendário e contracheque (Foto: Gleilson Mirnada/Secom)

Governador também conheceu instalações do Escritório de Gestão de Projetos da SGA

O governador Binho Marques conheceu nesta quinta-feira, 24, a primeira das cinquenta unidades do totem do Governo Único que em breve começam a ser instalados em órgãos públicos e locais de grande concentração de pessoas, como o Terminal Urbano de Rio Branco. Conectado ao programa Floresta Digital, o totem fornece serviços inerentes à Diretoria Organização de Centrais de Atendimento (OCA) e de e-governo, como emissão de certidão negativa de débito fazendário e contracheque do servidor público do Estado. "Será um grande suporte para a OCA", disse o secretário de Gestão Administrativa, Mâncio Cordeiro.

O totem possui telefone pelo qual o usuário poderá tirar dúvidas sobre o terminal e suas funções. Conta ainda com scanner, sistemas de leitura de cartão magnético e impressora. A oferta de serviços vai aumentando à medida em que a tecnologia vai sendo absorvida pelo cidadão. Existe a possibilidade de o Acre abrigar a experiência-piloto do Registro Único de Identidade Civil (RIC) - projeto do Governo Federal que reduzirá a necessidade de o cidadão portar vários documentos. Trata-se de um cartão magnético que conterá em um microchip informações como o RG, CPF, carteira de habilitação e título de eleitor além da foto 3X4, a assinatura e as digitais da pessoa.

A OCA é um organismo que unifica serviços públicos em um só lugar em parceria com os Correios, Instituto de Identificação da Secretaria de Segurança Pública, Banco Popular, Tribunal Regional Eleitoral, Tribunal de Justiça e prefeituras. Com as unidades da OCA (já existem duas, sendo uma em Rio Branco e outra em Xapuri) a população não vai mais enfrentar várias filas para solicitar diferentes tipos de serviço. Em um único atendimento, o cidadão poderá solicitar documentos como carteira de identidade, carteira de trabalho, CPF, certidões de nascimento, casamento ou óbito, além de serviços prestados por instituições dos governos federal, estadual e municipal.

O governador também conheceu as instalações do Escritório de Gestão de Projetos da SGA, que faz âncora do Governo Único e seus programas, como o Floresta Digital e o Comunidade Digital. O escritório está localizado na Avenida Nações Unidas, no bairro do Bosque, em Rio Branco.

terça-feira, 22 de junho de 2010

Senador Tião Viana visita líder seringueiro e comprova melhoria da qualidade de vida da comunidade do seringal Floresta


Raimundão volta à floresta
Escrito por Da Redação - redacao@pagina20.com.br

No domingo, o jogo do Brasil contra a Costa do Marfim não havia começado, mas Raimundo Mendes de Barros, o Raimundão, do alto de seus 1,90 metro, já se preparava, com toda a família, para torcer pelo hexa brasileiro diante da televisão colorida de sua casa. Naquele momento, Raimundão também podia oferecer aos visitantes a água gelada do freezer da cozinha, que preserva os alimentos consumidos por todos da casa.

Toda essa comodidade, o primo de Chico Mendes já dispõe hoje em sua modesta casa na colocação Rio Branco, no seringal Floresta, a 30 quilômetros da cidade de Xapuri, entrando pelo ramal que parte da localidade de Sibéria rumo ao distante seringal Espalha. Desde que o programa Luz para Todos, do governo Lula, entrou naquela região de floresta da reserva extrativista Chico Mendes, Raimundão e outros seringueiros dispõem de energia elétrica durante 24 horas, o que lhes permite também movimentar a recém-inaugurada casa de farinha da localidade, que veio ampliar ainda mais a renda de toda a comunidade.

Com a farinha, o roçado, a criação de animais, o paricá, a castanha, a borracha e o manejo de madeira, os trabalhadores do seringal Floresta conseguem acumular hoje uma renda em torno de R$ 1 mil por mês. Uma quantia que seus avós, certamente, precisavam trabalhar o ano inteiro para tirar junto ao antigo patrão seringalista. Quem ainda não participa do manejo da madeira, segundo relatou Raimundão, já acumula mensalmente no seringal Floresta pelo menos um salário mínimo de renda.

“Senador, vivo feliz aqui. Tenho aqui no seringal toda a infraestrutura que tinha na cidade. Estou de barriga cheia, com os meus filhos estudando e vivendo na paz aqui do seringal”, disse Raimundo ao senador Tião Viana (PT-AC), que foi visitar, no último domingo, o “velho” amigo da luta do PT pelos empates e pela melhoria da qualidade de vida dentro dos seringais acreanos.

“Fico muito contente em ver que o nosso Raimundão voltou para a floresta depois de tantos anos de luta na cidade pela melhoria da qualidade de vida dos que aqui vivem”, disse Tião Viana, que viajou a Xapuri acompanhado da esposa e dos filhos menores para prestigiar, na floresta, o aniversário de 15 anos de Ronaira, filha do líder seringueiro, que já dispõe, no seringal, do ensino médio para continuar seus estudos dentro da própria floresta.
Lideranças políticas e comunitárias

Além de Tião Viana, também participaram da festa da filha do Raimundão o prefeito de Xapuri, Bira Vasconcelos, o ex-senador Sibá Machado, o economista e engenheiro agrônomo Idésio Franke e o pesquisador Ermício Sena, professor Rêgo e Abrahim Farhat (Lhé), além de lideranças comunitárias da terra natal do sindicalista e ecologista Chico Mendes.

Durante reunião no centro comunitário do seringal Floresta, o senador e seus companheiros felicitaram Raimundão pelo seu retorno à floresta e enalteceram a melhoria da qualidade de vida das 27 famílias do seringal, hoje beneficiárias do programa Luz para Todos, tanto pelo sistema convencional de rede, quanto pelo uso dos fogões elétricos, geradores de energia para as famílias mais distantes no interior da floresta.

floresta_-_2.jpg“O governo mais próximo da comunidade permite a sua emancipação econômica”, disse Tião Viana, ao lembrar os esforços que tem feito, junto com os governos Binho Marques e Jorge Viana, para contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos povos da floresta acreana. O senador lembrou as grandes potencialidades econômicas do Acre nas áreas de manejo de madeira, borracha, castanha, fitoterápicos, cosméticos, essências florestais e de produção de óleos de jatobá, andiroba, copaíba e especialmente de dendê, que tem atraído a atenção de empresas de fora, interessadas no plantio de até 100 mil hectares no estado. Nesse sentido, Tião Viana lembrou que, enquanto a pecuária gera algo em torno de R$ 400 por hectare, um hectare plantado com dendê resulta em R$ 5 mil.

Tião Viana destacou ainda que as melhores respostas para a emancipação econômica do Estado estão na cabeça das pessoas que moram e trabalham nas comunidades do interior e podem contribuir para o equilíbrio climático preservando a floresta e utilizando seus recursos naturais de maneira sustentável para gerar renda, emprego e qualidade de vida.

quarta-feira, 16 de junho de 2010

ESPORTE COMO INSTRUMENTO DE INTEGRAÇÃO DA SOCIEDADE, E MAIS UM CAMPEONATO DE FUTEBOL BEM SUCEDIDO


Dia 13 domingo passado realizei outro campeonato agora subindo o rio Murú no seringal Paraíso, onde se reuniu mais de 200 (duzentas) pessoas, sendo um sucesso assim como o do Cocameira no Rio Tarauacá.


O campeão dessa vez foi o LAGO NOVO que venceu o time do ensino médio ASAS DA FLORESTANIA na final pelo placar de 1 x 0 sagrando-se vice campeão como vocês podem ver nas fotos a esquerda e abaixo.






Como nem tudo são flores aproveito para mostrar o quão duro é a tarefa de trabalhar para a melhoria da educação em nosso Estado, na foto ao lado, vocês podem ver a luta do Viana e do Dedé para desencalhar a canoa que seguia com merenda escolar para zona rural.

Aproveitei a Sessão de hoje dia 16/06/2010 para reiterar meu pedido de providência (leia texto na íntegra mais abaixo) junto ao DERACRE à desobstrução dos rios e igarapés da região (foto abaixo), para que o trabalho possa transcorrer melhor e mais rápido para melhorar ainda mais a qualidade do ensino da zona rural do nosso querido Estado do Acre.
















Na foto a esquerda estamos com a ajuda das hélices dos motores desenterrando um fogão que um ribeirinho perdeu, quando sua canoa virou ao bater em um tronco de árvore, mas infelizemente o mesmo perdeu sua rede com todo o vestuário da família.


No retorno Deus nos presenteou com essa belíssima imagem do crepúsculo da nossa também querida cidade de Tarauacá.









PEDIDO DE PROVIDÊNCIA Nº. 37/2010



Senhor Presidente,
Senhores vereadores,



O vereador que este subscreve requer que, após tramitação regimental e aprovada pelo Plenário desta Casa Legislativa, seja encaminhado ao Representante do DERACRE em Tarauacá, Senhor Jackson Marinheiro, a seguinte solicitação:


Solicito que seja feita a desobstrução de rios e igarapés em nosso município;


JUSTIFICATIVA

Tal Pedido de Providência justifica-se, tendo em vista, que muitos produtores estão com dificuldades de chegarem com seus produtos a cidade porque os igarapés estão cheios de paus dificultando assim suas viagens.


Certo de sua compreensão, antecipamos protestos de consideração e apreço.


Sala das sessões, “Antônio Américo de Figueiredo,” 27 de Abril de 2010.

quinta-feira, 10 de junho de 2010

REALIZAÇÃO DE TORNEIOS DE FUTEBOL DE CAMPO NO RIO TARAUACÁ




Subi o Rio Tarauacá no dia 03 de junho e retornei dia 07 aproveitando o feriadão para dar início ao TORNEIO que definirá equipes para posteriores campeonatos.

A esquerda time do América campeão do torneio

Fiquei muito contente pela importância e dimensão que esse torneio tomou, pois reuniu muitas comunidades, inclusive a comunidade indígena dos Kaxinawás, (fotoabaixo) tendo participado mais de 140 jogadores.


As comunidades participantes foram Água viva, Cocameira, Carapanã, Pacujá, Penedo, Apuanã, Minas e Sumaré. Essa Integração proporcionou inclusive jogos no campo de futebol da comunidade indígena Cocameira além de 02 (dois) times que fazem o ensino médio na zona rural das comunidades América e União sendo esta representada pelas equipes ASAS FFOC e UNIÃO do ASAS.





A equipe que se sagrou campeã foi a do América e a vice campeã foi a do Apuanã que não se intimidou em ter que andar 03:00 hs para chegar no local do jogo.

Todos esses eventos foram realizados com recursos próprios já que ultimamente esse tipo de esporte não está sendo contemplado com a ajuda da Lei de Incentivos ao Esporte, do Governo do Estado do Acre, onde as comunidades realizavam esses eventos com recursos desses projetos, enquanto isso, muitos recebem o dinheiro do projeto e não executam o mesmo.

No final foi servido um grande almoço onde todos os atletas puderam se confraternizar visando assim recarregar as energias e ouvir com calma e atenção as reivindicações dos ribeirinhos.

Bandeira do ASAFFOC

Partida em andamento

Time do asas


Bela paisagem até o destino

Ajuste de detalhes e regras

Entrega de troféus


Torcida organizada do ASAFFOC


OBS: A PARTIR DE HOJE ESTAREI ATUALIZANDO ESSE BLOG COM MAIS FREQUENCIA